Ferreiro e Teberosky (1999) afirmam que os alunos passam por um processo evolutivo na aquisição do conhecimento sobre leitura e escrita. Em relação a aquisição da escrita, segundo as autoras, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1ª COLUNA:
1. Escrita pré-silábica.
2. Escrita silábica.
3. Escrita silábico-alfabética.
4. Escrita alfabética.
2ª COLUNA:
? Os grafismos da criança estão mais próximos às representações de letras, preocupação na quantidade e variedade mínima de grafismos para escrever.
? Cada um dos caracteres da escrita da criança corresponde a valores sonoros menores que a sílaba.
? Há correspondência entre signos/sinais gráficos e sonoros, utilizando um signo gráfico para representar uma sílaba.
? Reprodução de traços típicos da escrita pela criança, com dificuldade de distinção entre escrita e desenho.
? Momento de transição, onde a criança, reconhece a exigência mínima de caracteres, ou mesmo o valor fonético para diferentes letras.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...