Sobre a Psicologia Genética e Educação, de acordo com Piaget, considere a alternativa INCORRETA:
A) A Psicologia de Piaget foi elaborada tendo em vista a construção de sua Epistemologia. O termo Genético, que adjetiva tanto sua Psicologia quanto sua Epistemologia, não diz respeito à transmissão de caracteres hereditários, conotação que possui no campo biológico. Genético, aqui, refere-se ao modo de abordagem do objeto de estudo, desde seu estado elementar sua origem, sua gênese até seu estágio mais adiantado, acompanhando cada uma das sucessivas etapas desse percurso.
B) Os métodos piagetianos de investigação diferem daqueles que eram e ainda são usualmente empregados por outras correntes de pesquisadores. Ao invés de medir a capacidade intelectual das crianças por meio de testes padronizados, muito comuns na Psicologia, Piaget recorreu a um procedimento que ficou conhecido como abordagem clínica; uma entrevista livre em que o pesquisador busca averiguar os fundamentos e processos relativos à capacidade cognitiva de seus sujeitos experimentais.
C) Piaget considerou que o processo de conhecer tem início com o desequilíbrio estabelecido entre Sujeito e Objeto, porém suas pesquisas não contemplaram os fatores motivacionais, de natureza emocional e afetiva, ali envolvidos. Isto não significa que Piaget os tivesse negado, apenas que, como epistemólogo, concentrou sua atenção nos momentos seguintes do processo.
D) Quando falamos em método piagetiano, estamos nos referindo a uma estratégia de trabalho pedagógico e não a uma abordagem de pesquisa. Se quisermos buscar alguma analogia nesse terreno, entretanto, não será difícil perceber que os procedimentos da pesquisa piagetiana inspiram atitudes em sala de aula bastante condizentes daquelas aprovadas por uma pedagogia tecnicista, voltada para a mensuração de resultados.