Leia o trecho a seguir:
O conceito de letramento surgiu de uma ampliação progressiva do próprio conceito de alfabetização. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição estrita de alfabetização. Ela é o ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as primeiras letras, que domina as habilidades básicas ou iniciais do ler e do escrever.
Fonte: Soares, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 64 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento) Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_L etramento.pdf Acesso: 05 jan 2020.
Sobre a alfabetização e o letramento, é INCORRETO afirmar que:
A) O conceito de alfabetização foi sendo progressivamente ampliado, em razão de necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina o sistema de escrita e as capacidades básicas de leitura e escrita, mas aquele que sabe usar a linguagem escrita para exercer uma prática social em que essa modalidade da língua é necessária.
B) A perspectiva cognitivista considera que o desenvolvimento da fluência em leitura quer dizer, o desenvolvimento de um processamento automático de palavras e unidades do texto é uma importante dimensão do processo de alfabetização.
C) O ambiente alfabetizador pode proporcionar a convivência sistemática com alguns dos usos da escrita às crianças pertencentes a famílias cujo acesso aos bens culturais é restrito, pode dirigir a atenção dessas crianças às formas gráficas e à sua relação com os significados e os sons que representam, o que, certamente, é positivo. Sendo assim, essa estratégia didática é suficiente para propiciar o desenvolvimento das capacidades de letramento.
D) Há procedimentos metodológicos adotados na alfabetização que separam a apropriação do sistema de escrita e a conquista da leitura com compreensão e da escrita significativa; há também aqueles que procuram desenvolver simultaneamente a aprendizagem do sistema de escrita e as capacidades de leitura e de escrita. Defendemos a ideia de que é possível e necessário articular alfabetização e letramento.