Leia o trecho a seguir.
O objetivo do ensino da língua é propiciar ao aluno, o domínio mais amplo e rico da linguagem verbal, como um recurso fundamental de interação humana. Uma vez que o uso da linguagem verbal realiza-se na forma de discursos, cuja unidade material denominamos de texto, tal objetivo implica promover a capacidade do aluno em elaborar textos de qualidade seja na modalidade oral, seja na escrita explorando ao máximo os recursos linguísticos para atingir seu intento comunicacional em diferentes contextos.
Fonte: KLEIN, L. R. As quatro práticas do ensino da Língua Portuguesa. Prática Educativa da Língua Portuguesa.
Sobre as práticas da Língua Portuguesa, é CORRETO afirmar que:
A) Para trabalhar com o texto desde o início do processo de aquisição da escrita até as séries finais da Educação Básica, propõe-se o desenvolvimento articulado de quatro práticas, a saber: leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e, finalmente, atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
B) No caso da produção de textos, a variação pode se dar pela escolha e proposição de diferentes modalidades de discurso oral apenas (livros, jornais, revistas, panfletos, placas, filmes, debates, narrativas, dissertações etc...
C) No caso da análise linguística e das atividades de sistematização, somente é possível enfatizar os conteúdosem cada momento, sem ser possível diversificar as estratégias empregadas.
D) É importante frisar que as quatro práticas da Língua Portuguesa, leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos, realizam-se de forma pontuada de tal maneira que a abordagem dos conteúdos se faça de modo esquemático ou por etapas.