A aprendizagem escolar é um processo de assimilação que envolve determinados conhecimentos e formas de ações físicas e mentais, organizados e orientados no decorrer dos processos de ensino. Sobre o processo de assimilação ativa, disposto na literatura de José Libâneo (1994), na obra Didática, é possível afirmar que se trata de:
A) Um processo unilateral em que o professor atua como reprodutor do conhecimento sistematizado na sociedade, sem que o estudante necessite desenvolver habilidades para conversão das aprendizagens recebidas.
B) Um processo em que o professor exerce a figura de autoridade, exigindo atitudes passivas dos estudantes, que receberão os conteúdos e informações, convertendo-as em habilidades e atitudes.
C) Um processo de exposição e demonstração de materiais didáticos, conteúdos e orientações do professor, para posterior tomada de atitude ativa por parte do aluno na sociedade.
D) Um processo livre de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor do aluno, sem orientações didáticas por parte do professor, que desenvolve uma relação horizontal com o aluno.
E) Um processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais dos próprios estudantes, com a orientação do professor.