Baptista (2011) pontua em suas reflexões a ação pedagógica e os serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro.
Sobre o professor do atendimento educacional especializado (AEE) e a sala de recursos, de acordo com esse autor, é incorreto afirmar:
A) O apoio especializado auxilia na exploração de alternativas diferenciadas de acesso ao conhecimento, na inclusão de dinâmicas que possibilitam o uso de recursos potenciais, na aprendizagem de novas linguagens e no desenvolvimento da capacidade de observação e de auto-observação.
B) Na sala de recursos, é estimulado o trabalho com pequenos grupos, propiciando melhor acompanhamento do aluno, contribuindo para trajetórias de aprendizagem mais individualizadas sob a supervisão de um professor com formação específica.
C) O caráter da Educação Especial como substitutiva à escolarização no ensino comum faz com que a sala de recursos assuma um protagonismo que pode ser justificado por suas características.
D) As atribuições do professor de AEE que requerem conexões / articulações entre ele e o professor do ensino comum possibilitam a abertura de espaço para a discussão curricular necessária nos processos inclusivos.