Na Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares. Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes. Cada área do conhecimento explicita seu papel na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental e destaca particularidades para essa etapa, considerando tanto as características do alunado quanto as especificidades e demandas pedagógicas dessa fase da escolarização. 
 Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em 
						
						A) quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
 
B) cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
 
C) seis áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Educação Tecnológica. 
 
D) sete áreas do conhecimento: Linguagens (Português e Inglês), Arte, Matemática, Ciências, Geografia, História e Educação Física.