Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos.
Assinale a alternativa que FAZ referência ao método alfabético ou soletração.
A) Um dos riscos é que, na nossa língua, as relações entre letras e sons variam muito. Uma mesma letra pode representar diferentes sons e viceversa. O sistema de escrita é uma representação complexa, e a abordagem fônica, sozinha, pode não dar conta dela.
B) Considera a sílaba a unidade linguística fundamental, já que, na prática, só se pode pronunciar a consoante juntamente com a vogal. Começa-se pelas sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas.
C) Apresenta-se um grupo de palavras que os alunos tentam reconhecer pelas características gráficas. São propostas atividades de memorização de palavras, às vezes associadas a imagens, exercícios de movimento de escrita e outros.
D) Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras.
E) É considerado o mais antigo dos métodos. A proposta é que o indivíduo aprenda os nomes das letras, reconheça-as fora da ordem alfabética e, por fim, tente redescobri-las em palavras ou textos.