O trabalho com diversos textos na sala de aula, sejam eles histórias em quadrinhos, notícias, poemas, charge, contos de fadas e etc., se constitui em uma possibilidade de ampliar o repertório dos estudantes. Os diversos gêneros textuais podem favorecer o enfoque das duas facetas da aprendizagem: a alfabetização e o letramento.
Sobre o trabalho de leitura e escrita com a diversidade de textos na escola, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Quando se apresenta um texto aos alunos, é importante ressaltar quem é o autor, as intenções com que foi produzido tal texto, o assunto de que trata, o título e o gênero a que pertence.
B) Sendo a produção de textos questão unicamente da área de linguagem, o trabalho com os gêneros textuais é indispensável nas aulas de Língua Portuguesa para demonstrar que a escrita e a fala não se relacionam.
C) Trabalhar com textos reais aproxima os alunos da realidade que os cercam e, trabalhar com a diversidade de gêneros permite que eles se apropriem de textos que circulam na sociedade em que vivem para conhecer e entender sua função social.
D) O estudante precisa ver um sentido naquilo que escreve. Por isso, as práticas de produção textual precisam ser significativas para que o aprendiz se sinta estimulado em escrever.
E) Se ler é atribuir significado, é essencial o trabalho de leitura sobre textos contextualizados em situações em que a leitura seja funcional, pois só se pode aprender a ler, lendo.