Em 2006, o professor Dr. Ruben Puentedura criou o modelo
SAMR, um método para medir a integração da tecnologia na sala de aula. Além de guiar e identificar o uso das ferramentas tecnológicas no processo de educação, o modelo também serve de guia para que o profissional possa avaliar sua própria evolução com relação à inserção da tecnologia no seu processo de ensino.
Imagem extraída do
weblog do PhD Ruben R. Puentedura
Sabendo que cada letra da sigla representa um nível (grau) de integração, relacione a primeira coluna de acordo com o conceito correspondente na segunda coluna:
I- Substituição.
II- Aumento.
III- Modificação.
IV- Redefinição.
( ) Satisfeito com os resultados apresentados no seminário, o professor orientará seus alunos a desenvolverem um livro interativo, utilizando, por exemplo, o iBooks Author, no qual terão a possibilidade de inserir gifs, vídeos, áudios, fotos e informações de suas pesquisas.
( ) O professor deve instruir seus alunos a pesquisarem e digitarem um trabalho referente a determinado movimento artístico em tablets ou computadores, ao invés de se limitarem à pesquisa em livros e à escrita cursiva.
( ) Os alunos não somente entregarão a pesquisa digitada e impressa em folha tamanho A4, como também prepararão uma apresentação utilizando Power Point e contando com o projetor da sala de aula para apresentar um seminário.
( ) Ao invés de se limitarem a publicar o livro digital na biblioteca da escola, os alunos deverão publicá-lo na Amazon, em formato para Kindle, ou na iBooks Store, tendo a atividade ganhado dimensões para além da própria sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde ao CORRETO preenchimento dos parênteses.