A equipe de uma escola da rede pública de 5.ª a 8.ª série idealizou um projeto de informática para atender os jovens e adolescentes com baixo poder aquisitivo, uma vez que eles não possuem computador e atualmente é uma exigência do mercado de trabalho ter conhecimento em informática. Quando elaborou o projeto, a equipe convidou os estudantes para discutir o projeto. Os estudantes ficaram bastante motivados. Diante do interesse, a equipe escolar iniciou as ações para a implantação do projeto. Os membros da equipe entraram em contato com diversos órgãos para solicitar apoio financeiro. A Secretaria de Educação informou que não poderia financiar, pois o projeto não tinha sido previsto anteriormente. Nesse caso, os alunos tiveram de procurar outras alternativas. As instituições comunitárias, de certa forma, não negaram a importância do projeto, mas responderam que não tinham condições de fornecer qualquer ajuda. Desanimada, a equipe escolar adiou a execução do projeto por prazo indeterminado. Os alunos buscaram outras tentativas de financiamento, mas a equipe se recusou.
Diante da situação hipotética e considerando o papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar o projeto de informática, a equipe escolar propõe algo que ainda não existe na escola, mas é uma possibilidade real, da qual ela pode ir se aproximando gradativamente. Tal iniciativa supõe um posicionamento político, uma forma de organizar a convivência social e um posicionamento pedagógico que caracterizam as instituições escolares em uma perspectiva de fazer com que o possível e o desejável se tornem realidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...