O diabetes melito gestacional (DMG) é definido como o diabetes diagnosticado no segundo ou terceiro trimestre da gestação. Essa condição tem repercussões maternas e fetais, na gestação e após, e constitui risco para diabetes melito tipo 2 (DM2), síndrome metabólica e doença cardiovascular. Assinale a alternativa CORRETA sobre a DMG.
A) A meta do tratamento é o controle da hiperglicemia materna, iniciado por mudança no estilo de vida, a partir de adequação alimentar e exercício, porém, durante a gestação não é possível associar a insulina para auxiliar este controle.
B) O fato de uma mulher apresentar DMG não resulta em risco aumentado para desenvolver DM2 após a gestação.
C) Os filhos de mães com DMG têm risco aumentado para obesidade na infância, mas não há relação com o aumento do risco de desenvolver DM2 ou outros distúrbios metabólicos e risco cardiovascular na vida adulta.
D) O tratamento da DMG inicia-se com terapia nutricional associada à pratica de exercícios regulares e o monitoramento da glicose. A ingestão dietética adequada é importante não só para garantir nutrientes para a saúde materna e o crescimento fetal, mas também para manter a glicemia e ganho de peso adequados, sem cetose. O plano alimentar deve basear-se nas metas do controle glicêmico materno e nas necessidades próprias da gravidez.