Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento dietoterápico das alergias alimentares.
A) O nutricionista é o profissional responsável pela realização do diagnóstico clínico das alergias alimentares.
B) A base do tratamento da alergia alimentar está apoiada sob dois grandes pilares: (a) a exclusão dos alérgenos alimentares responsáveis pela reação alérgica com substituição apropriada, (b) tratamento farmacológico, utilizando corticoides e imunossupressores.
C) O objetivo global do tratamento nutricional é evitar o desencadeamento dos sintomas, a progressão da doença e a piora das manifestações alérgicas, proporcionar à criança crescimento e desenvolvimento adequados e prevenir distúrbios nutricionais.
D) Para os lactentes que por algum motivo não estejam sendo amamentados, ou o leite materno seja insuficiente, as fórmulas com proteínas intactas devem ser utilizadas.
E) A introdução da alimentação complementar, a aprtir do 6o mês, em crianças com Alergia à Proteina do Leite de Vaca (APLV) deve seguir os mesmos princípios preconizados para crianças sem alergia que são amamentadas ao seio até essa fase, ou que recebem fórmulas infantis. Reforça-se que há necessidade de restrição de alimentos contendo proteínas potencialmente alergênicas.