Reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, a qual se manifesta após a administração de doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doença ou para modificação de função fisiológica. Sobre a classificação dos efeitos adversos, assinale a alternativa correta.
A) Hipersensibilidade compreende reações cuja intensidade não está relacionada com a dose administrada. Estima-se que 5% dos adultos apresentem pelo menos uma alergia a medicamento, embora muitos indivíduos acreditem incorretamente serem alérgicos a medicamentos.
B) Efeitos colaterais não se devem à ação farmacológica principal do medicamento, são consequências do efeito desejado.
C) Efeitos secundários são aqueles inerentes à própria ação do fármaco, porém seu aparecimento é indesejável em determinada situação. Alguns exemplos são constituídos por xerostomia associada ao uso de antidepressivos tricíclicos.
D) Idiossincrasia decorre da sensibilização prévia do indivíduo à substância estranha ao organismo, mediada por mecanismo imunológico.
E) Tolerância ocorre quando um fármaco é administrado em doses terapêuticas, mas, apesar disso, atinge concentrações superiores às habituais, por modificações farmacocinéticas.