Durante o processo de envelhecimento podem ocorrer perdas relacionadas a fatores biológicos, doenças e causas externas ambientais. Entre as perdas apresentadas pelo idoso está a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor, levando a uma maior tendência a quedas. É correto afirmar que
A) a queda pode ser definida como eventos intencionais que resultam na mudança de posição inesperada do indivíduo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil.
B) a queda não representa risco para a capacidade funcional do idoso e o terapeuta ocupacional atua garantindo que não haja alterações no cotidiano, preservando a independência para realizar Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD).
C) a queda pode ser desencadeada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Fatores de risco intrínsecos estão relacionados ao processo natural de envelhecimento, doença ou medicação, como à perda da acuidade visual; o uso de medicamentos psicoativos e cardiológicos e o uso de quatro ou mais medicamentos.
D) o medo de cair é identificado como a síndrome pré-queda, uma vez que o idoso percebe as modificações biológicas do seu envelhecimento, caracterizada por pavor descontrolado de andar, além da perda da autoestima e isolamento social, determinando declínio físico e morte precoce como consequência do medo de cair.