Terapia Ocupacional - História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional - CONTEMAX - 2020
Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequência marque a alternativa correta
(____) O primeiro movimento no âmbito da constituição dos saberes e práticas da terapia ocupacional no Brasil teve início a partir da própria criação e implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, em 1956, e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em 1957.
(____) A partir de meados dos anos 1960, o segundo movimento, por meio de outras influências passaram a configurar a prática da terapia ocupacional. Inicialmente, sob a influência da psiquiatria social de Luís Cerqueira e do advento das comunidades terapêuticas, a profissão começou a fazer uso da abordagem socioterápica, incorporando, entre suas abordagens o grupo operativo, os grupos com famílias e as oficinas ou ateliês de atividades.
(____) Os cursos de terapia ocupacional, neste primeiro momento, eram ambientes de formação técnica e não de produção científica, tendo a capacitação docente se iniciado apenas em meados dos anos 1980.
(____) O terceiro movimento identificado pela pesquisa está relacionado a construção e consolidação dos campos de investigação, de saberes e de práticas daterapia ocupacional no Brasil, rumo à proposição de práticas emancipatórias, que aparece no âmbito da produção a partir de 1997, no contexto dos hospitais gerais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...