Assinale a opção correta, acerca da marcha e da corrida em condições normais e patológicas.
A) Em se tratando de doença de Parkinson, observa-se principalmente redução unilateral no comprimento do passo, situação que se assemelha ao passo de uma pessoa que apresenta quadro de quadril doloroso unilateral.
B) Em uma marcha de um adulto saudável, o contato inicial se dá pelo toque do calcanhar com o solo, chamado retropé; mesmo diante de aumentos da velocidade, como na corrida, o toque com o retropé será mantido.
C) A velocidade da marcha pode ser aumentada pelo maior comprimento do passo ou pela menor duração do ciclo da marcha, havendo redução do apoio duplo dos membros apenas no primeiro caso, visto que, no segundo, essa variável permanece inalterada.
D) Durante a marcha, em condições normais, o deslocamento lateral do centro de massa é de 4 cm, enquanto, em uma marcha escarvante, são observados maiores deslocamentos laterais do centro de massa, haja vista a base alargada observada nessas condições.
E) Em corridas, quanto maior a velocidade alcançada, com maior velocidade angular das articulações envolvidas, maior o risco de surgimento de lesões, independentemente da inclinação da superfície.