O desenvolvimento infantil pode ser definido como um processo multidimensional e integral, que se inicia com a concepção e que engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem, assim como as relações socioafetivas. Sobre o desenvolvimento neuro-psicomotor, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:
A) O programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter seu início no período que engloba desde a concepção até os 6 anos de idade, período esse em que o cérebro se desenvolve mais rapidamente.
B) Aos 4 meses de idade, o bebê é capaz de se estender totalmente tirando as pernas e os braços do plano de exame e apoiar-se apenas no abdômen.
C) Durante a avaliação da motricidade espontânea, é importante que o bebê esteja tranquilo com a movimentação ativa diminuída, sendo o período logo após as mamadas o melhor momento para essa avaliação.
D) A avaliação da motricidade provocada é realizada quando se sustenta, com uma das mãos, a nuca da criança semissentada, deixando o corpo livre à movimentação.
E) Crianças com hipertonia, que sentam em até 48 meses, demonstram bom prognóstico motor para aquisição da marcha.