A Insuficiência Respiratória (IR) pode ser definida como a condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Sobre a IR, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:
A) A administração de oxigênio somente está indicada nos casos de insuficiência respiratória aguda, quando a PaO2 for superior a 60 mmHg ou quando a SaO2 for inferior a 50%.
B) As alterações na ventilação pulmonar, que podem levar ao quadro de insuficiência respiratória, podem se instalar devido às alterações regionais ou difusas da elasticidade pulmonar, como ocorre na asma e na DPOC.
C) Em indivíduos normais, a relação V/Q não é uniforme em todo o pulmão, sendo maior nas bases.
D) Nos casos de insuficiência respiratória tipo I, ocorre a elevação dos níveis de gás carbônico por falência ventilatória, sendo comum a hipoxemia em pacientes respirando ar ambiente.
E) Na insuficiência respiratória aguda, como há a rápida deterioração da função respiratória, é comum haver alterações gasométricas do equilíbrio ácido-base como a acidose respiratória.