Pode-se definir o termo amputação como sendo a retirada, geralmente cirúrgica, de todo ou parte de um membro. Sobre a reabilitação do paciente amputado, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:
A) Na fase pré-operatória de uma amputação de membro inferior, o programa de exercícios deve contemplar apenas o membro amputado. O membro contralateral deve ser estimulado apenas na fase pós-operatória, já que será o suporte do paciente no treino com a prótese.
B) Pacientes com nível de amputação inferior ao transtibial devem posicionar-se na cadeira de rodas com flexão de joelho, a fim de preparar o coto à protetização.
C) Em pacientes que apresentam cicatriz aderente, ou com retrações, o recurso terapêutico que apresenta melhor resultado é a crioterapia.
D) Um programa de exercícios com a finalidade de corrigir ou prevenir deformidades, bem como para aumentar força, mobilidade e equilíbrio, deve ser estabelecido na fase pré-operatória.
E) O enfaixamento compressivo é um dos métodos mais importantes no combate ao edema, além de prevenir estase venosa, modela o coto e protege a pele. Deve ser realizado com faixa elástica ou faixa crepe e deve ser utilizado durante 12 horas, no dia anterior da protetização.