A síndrome fêmoro-patelar é caracterizada por dor peri ou retropatelar, acomete atletas e não atletas e representa um problema comum na clínica de fisioterapia. Sobre o tema assinale a alternativa incorreta.
A) A etiologia pode ser relacionada a vários fatores que levam ao mau alinhamento patelar, como a patela alta ou baixa, pronação subtalar excessiva, rotação lateral da tíbia, anteversão femoral e encurtamento do retináculo lateral.
B) A dor localizada se manifesta durante atividades funcionais como permanecer longos períodos sentado, subindo e descendo escadas e ao agachar.
C) Embora afete a articulação do joelho, sinais como crepitação, edema e bloqueio articular não são observados nos pacientes com síndrome fêmoropatelar.
D) A força de reação fêmoro-patelar é maior no exercício de extensão da perna do que no leg-press a 0 e 30 graus de flexão.
E) Os exercícios realizados em CCA produzem menores forças compressivas quando a perna está fletida a aproximadamente 90 graus e maiores forças compressivas quando fletida a menos que 57 graus, em relação aos exercícios em CCF, que geram maiores forças em ângulos de flexão acima de 85 graus.