A ação muscular que desencadeia o ciclo da marcha exige a participação integrada de vários músculos, cada um executando sua ação, ora como agonistas ora como antagonistas dos movimentos necessários para que o aparelho locomotor trabalhe fisiologicamente. Para uma adequada reabilitação da marcha, devemos analisar a função (principal ação) de cada músculo dos membros inferiores. Após analisar as alternativas abaixo e identificar a relação das informações contidas em cada uma delas, marque a que apresenta as informações corretas.
A) O músculo glúteo máximo aduz e roda medialmente a coxa, mantém o nível da pelve, quando o membro ipsilateral está sustentando o peso, e o lado oposto avança durante a fase de balanço da marcha.
B) O músculo extensor longo do Hálux trabalha em ação conjunta com o fibular longo na realização da extensão do Hálux, dorsiflexão e fraca eversão do tornozelo, no momento de impulso na marcha.
C) O músculo gastrocnêmio realiza a flexão plantar do tornozelo independentemente da posição do joelho e estabiliza a perna sobre o pé na fase de apoio.
D) O músculo tibial posterior flete os quatro dedos laterais, faz a flexão plantar do tornozelo e sustenta os arcos longitudinais do pé.
E) O músculo bíceps femoral flete a perna e roda-a lateralmente quando o joelho está fletido; estende a coxa ao iniciar a marcha.