Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou suas classes especiais, ora na escola especial de surdos.
Leia as afirmativas a seguir.
I. As escolas comuns ou especiais, pautadas no oralismo, visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.
II. As escolas pautadas no bilinguismo visam capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte.
III. A comunicação total considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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