Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.
É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa étão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.
desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.
indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.
desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.
importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...