Tratar da participação da família no projeto político-pedagógico significa explicitar maneiras de a família participar efetivamente da instituição. Em relação à parceria escola-família/comunidade, leia as afirmações a seguir:
I. É necessário assegurar o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantem a gestão democrática.
II. Cabe a instituição considerar e valorizar os saberes da comunidade, possibilitando às crianças a construção do sentimento de pertencimento a uma comunidade próxima que as reconhece e as protege.
III. É fundamental que se tenha em mente que, ao chegar à instituição, as crianças já trazem uma história de vida construída na família, na comunidade em que estão inseridas, mas que a responsabilidade do processo educativo delas é da escola.
IV. Além das trocas de informações entre a instituição e as famílias a respeito dos processos de cuidar e educar as crianças, é fundamental que as famílias compartilhem e discutam suas expectativas, dificuldades e críticas em relação ao trabalho e que participem da construção do projeto político-pedagógico.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:
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