No artigo O que é básico na Educação básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura de Sonia Kramer, a autora faz uma analogia da cultura com o ar: (... Quero falar de cultura como do ar que respiramos. E abordo, em relação ao tema cultura, dois aspectos: um relativo a tradições culturais, costumes e valores dos diferentes grupos, suas trajetórias, suas experiências, seu saber; outro referente ao acervo de conhecimentos culturais disponíveis a cada momento da história de uma dada sociedade, um povo, um país.
I. No primeiro caso, temos uma imensa pluralidade de experiências possíveis, de valores e saberes: na dança e na música (priorizando as clássicas e populares em detrimento ao funk e pagode); na produção de objetos; nas comemorações civis e religiosas; nos modos de cuidar das crianças, da terra, dos alimentos, das vestimentas; nas trajetórias contadas, experiências sofridas, etc.
II. O segundo aspecto trata-se do acervo cultural acumulado, uma espécie de outra camada de ar que a gente respira e que se encontra disponível na literatura (nos seus mais diversos gêneros) no cinema, na música, na fotografia, no teatro, na pintura, na escultura, na poesia, nos museus, na arquitetura, etc.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...