A sociedade e a escola inclusivas, como ideais, têm angariado simpatias dos pais, dos educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos, aceitos e proclamados universalmente. No entanto, a história das ideias sobre educação deixa evidente que pouco ou nada tinha de inclusiva, seja em termos da universalização do acesso, seja em termos da qualidade do que era oferecido. Hoje em dia, o panorama é, felizmente, outro, pois tem-se mais consciência acerca dos direitos humanos, embora a prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso da unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia.
Em relação à proposta de inclusão escolar, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A resistência dos professores e de alguns pais é por eles explicada em razão da insegurança no trabalho educacional escolar a ser realizado, nas classes regulares, com os alunos com deficiência.
Familiares referem-se ao temor de que a inserção de seus filhos portadores de necessidades especiais nessas classes regulares não contribua, na intensidade desejada, para sua aprendizagem.
Os pais dos alunos ditos normais alegam que o nível de ensino fica prejudicado, porque os professores precisam atender aos ritmos e às limitações de aprendizagem dos alunos com deficiências.
Os professores, em geral, apresentam segurança ao trabalhar com a inclusão escolar, pois se sentem bem preparados e bem formados.
Os professores alegam que, em seus cursos de formação, não tiveram a oportunidade de estudar a respeito, nem de estagiar com alunos da educação especial.
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