Cláudio, assistente social, atua junto ao Poder Judiciário na vara de família de sua cidade. Rotineiramente realiza estudos sociais e elabora laudos, relatórios e pareceres sociais para subsidiar processos de disputa de guarda entre pais e mães quese separaram.
Acerca dos instrumentos técnicos citados nessa situação hipotética,assinale a opção correta.
A) Diferentemente do parecer social, o laudo pode limitar-se a relatar, descrever e(ou) detectar problemas de ordem emocional dos indivíduos envolvidos no estudo social.
B) O assistente social muitas vezes utiliza o termo parecer ou conclusão; seja qual for o termo utilizado, nem sempre estará embutido um posicionamento profissional.
C) Ao término do estudo social, o assistente social deve evitar posicionar-se frente à realidade encontrada, ainda que atue com alteridade, e sempre buscar ter esse compromisso com os usuários centrais, que, na disputa de guarda, acabam sendo os filhos, crianças ou adolescentes.
D) Elaborar pareceres implica uma postura ética, em fundamentos teórico-metodológicos e em coerência. O assistente social deve centrar-se em aspectos éticos e preservar os envolvidos, e sua intervenção deve ser técnico-pedagógica, desde que realize os juízos de valor que se fizerem necessários.
E) No corpo do relatório social elaborado para um processo de disputa de guarda, o profissional deve contar e expor a problemática, o posicionamento de cada parte frente a ela e o histórico de vida de cada um e o de cada parte em relação à criança. Deverá interpretar falas, dados e situações, bem como analisá-las para, em seguida, emitir seu parecer.