Ellen é assistente social do Ministério Público de um estado da Federação. Para potencializar as condições de conhecimento do cotidiano dos usuários a quem atende, faz visita domiciliar periodicamente, o que a permite apreender aspectos importantes do cotidiano das relações sociais dos usuários visitados.Esses aspectos geralmente escapam às entrevistas realizadas no órgão onde atua.
Nesse contexto, a visita domiciliar
A) é balizada por uma dimensão problematizadora que possibilita o questionamento dos processos sociais singulares em conexão com a dinâmica societária, juntamente com uma postura ético-política comprometida com a redução das necessidades sociais e com o respeito da liberdade e da autonomia.
B) pode ser discutida de forma dissociada do contexto histórico,político e societário na qual é realizada, juntamente com os conhecimentos e valores que fundamentam a utilização desse instrumento interventivo.
C) necessita, como todo instrumental técnico-operativo, ser apreendida em indireta articulação com a categoria trabalho, já que nem sempre é dimensão constitutiva de qualquer processo de trabalho.
D) é, além de um espaço de ação fiscalizatória, um espaço privilegiado para a formação de consciência crítica e luta por direitos.
E) constitui um instrumento que, devido a sua natureza,caracteriza-se por ser uma técnica que dispensa o emprego da entrevista.