A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista e, para Iamamoto (2001), expressa, portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais. Isso posto, tais desigualdades se constituem como expressões da questão social na medida em que:
A) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto do processo de desenvolvimento da ciência e tecnologia e, em torno delas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.
B) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto da sociedade e, em torno delas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.
C) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto do projeto societário socialista e, em torno deste, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.
D) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto de conflitos partidários e, em torno de tais organizações políticas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.
E) Foram e são percebidas e reconhecidas como fruto da organização dos movimentos sociais burgueses e, em torno desta organização política, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.