Assinale a alternativa INCORRETA acerca das afirmações extraídas do artigo A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do assistente social, de Márcia Campos Eurico (2018).
A) O Serviço Social brasileiro enfrenta, na década de 1980, os mesmos dilemas postos para a sociedade, no árduo processo de redemocratização do país. Do ponto de vista do debate acerca do racismo, o período também é emblemático, e o avanço da luta contra o preconceito e a discriminação étnico-racial, seja em âmbito nacional, seja internacionalmente, com certeza incide na profissão.
B) O combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação étnico-racial exige, em diferentes medidas, o combate à sociedade de classes, à desigualdade de gênero, bem como o respeito à opção sexual, entre outras garantias individuais cotidianamente respeitadas.
C) O racismo, no que se refere à população negra e aos povos indígenas, está enraizado na sociedade brasileira.
D) O racismo é um fenômeno universal que, no caso do Brasil, incide majoritariamente sobre a população negra e tem como uma das formas mais eficazes de opressão a desqualificação de tudo aquilo que remete a sua herança genética, cultural, religiosa, a suas tradições e valores, quando estes colocam em jogo a supremacia branca.
E) O racismo institucional refere-se às operações anônimas de discriminação racial em instituições, profissões ou mesmo em sociedades inteiras.