Questão número 689713

De acordo com Gonçalves Cardoso, no artigo “80 anos de formação em Serviço Social: uma trajetória de ruptura com o conservadorismo”, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) As perspectivas conservadora/tradicional e emancipatória/de ruptura expressas em diferentes projetos profissionais convivem no seio do Serviço Social, alternando-se no que diz respeito ao direcionamento ético e intelectual da categoria, o que Gramsci chamou de hegemonia.

    B) Iniciava-se, em 1936, o curso de Serviço Social no Brasil. Um curso só para mulheres, provenientes da burguesia paulistana, que já realizavam um trabalho social via Igreja Católica. Nas palavras de Iamamoto (1992), uma “especialização da ação social da Igreja”.

    C) A partir de meados dos anos 1940, inicia-se um processo de revisão da profissão no que diz respeito ao seu caráter profissional/científico e à busca de tecnicidade, o que, a partir da influência da metodologia norte-americana, resulta na incorporação do chamado Serviço Social Crítico.

    D) O Serviço Social de Casos é o processo que desenvolve a personalidade através de um ajustamento consciente, indivíduo por indivíduo, entre os homens e seu ambiente.

    E) Diante de uma nova conjuntura, nos anos 1960 e 1970, com a ditadura civil-militar no Brasil e a entrada do Serviço Social nas universidades, vive-se mais uma vez um novo processo de revisão na profissão, culminando no que ficou conhecido como movimento de renovação.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...