O gráfico a seguir ilustra a estrutura etária do estoque de peixe dourado (
Coryphaena hippurus) da região Nordeste do Brasil calculada pela chave idade-comprimento, utilizando-se os comprimentos e as idades dos indivíduos. As idades dos peixes variam de 1 a 22 meses, e a grande maioria dos indivíduos tem 6 meses de idade, faixa etária em que é recomendado iniciar o recrutamento pesqueiro, embora exista uma captura significativa aos 4 meses de idade. A primeira maturação sexual ocorre aos 3 meses de idade.
Rosangela P. Lessa, Marcelo F. de Nóbrega e José Lucio Bezerra Junior.
Dinâmica de populações e avaliação de estoques dos recursos pesqueiros da Região Nordeste. Universidade Federal Rural de Pernambuco, v. II, 2004.
Considerando as informações apresentadas anteriormente e os múltiplos aspectos relacionados à temática abordada, assinale a opção correta.
A) Os dados do gráfico são suficientes para se concluir que a população de dourado está em equilíbrio.
B) Para evitar a redução populacional drástica do dourado, devem-se adotar medidas sociais que visem reduzir a pesca desses animais nos extremos da distribuição de idade, cuja população encontra-se com 1 a 2 meses de idade e 15 a 17 meses de idade.
C) A legislação que define a faixa de seletividade dos petrechos de pesca pode ser fundamental para reduzir o recrutamento pesqueiro do dourado nas faixas etárias reprodutivas.
D) A interrupção da pesca no período do defeso provoca diretamente o aumento da taxa de natalidade, o que, por sua vez, leva à redução da taxa de mortalidade da população de dourado.
E) De acordo com o gráfico, a maior biomassa de dourado está concentrada nos indivíduos com 6 meses de idade.