O diagnóstico diferencial entre transtorno factício, transtorno dissociativo e transtorno de personalidade antissocial pode representar um grande desafio para a prática psiquiátrica. A base para realizá-lo está nas diferenças entre os mecanismos de produção de sinais e / ou sintomas (consciente ou inconsciente) e a motivação para tal (que também pode ser consciente ou inconsciente).
Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
A) O diagnóstico de transtorno factício deve ser excluído se forem identificados incentivos externos, o que pode ser problemático, pois assumir o papel de doente tende a promover modificações das responsabilidades do indivíduo.
B) Nos transtornos dissociativos, o paciente desconhece as motivações relacionadas à produção dos sinais e / ou sintomas, porém a produção destes se dá de forma consciente.
C) Nos pacientes com transtorno de personalidade antissocial, o ato de produzir sinais e / ou sintomas é consciente e voluntário, além de frequentemente instrumental, isto é, direcionado para um objetivo.
D) A motivação para a produção intencional de sinais ou sintomas físicos e / ou psicológicos, no transtorno factício, provém de um desejo inconsciente de assumir o papel de doente.