Olítio é um fármaco que possui ampla utilização na prática psiquiátrica. Após sua administração oral, é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrointestinal. Seu pico plasmático é atingido em cerca de 1 a 2 horas após ingestão terapêutica de produtos de libertação imediata, e de 4 a 6 horas no caso das formulações de libertação sustentada. A intoxicação pelo lítio pode deixar sequelas, daí a necessidade de intervenção imediata e apropriada.
Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
A) Certos medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, diuréticos e outros medicamentos para tratamento da hipertensão, podem aumentar os níveis de lítio. Assim, é necessário instruir o paciente que sempre informe a todos os seus médicos sobre o tratamento com o fármaco.
B) Pacientes idosos são especialmente vulneráveis à toxicidade do lítio devido a uma menor taxa de filtração glomerular e menor volume de distribuição (secundário à redução da massa corporal magra e da água corporal total).
C) Não há um antídoto específico para a intoxicação por lítio. O tratamento, portanto, consiste na administração de fluidos endovenosos, além da administração de carvão ativado oral; também podem ser indicados descontaminação gastrintestinal e hemodiálise.
D) Otratamentodeverásebasearnasmanifestações clínicas, e não somente nos níveis séricos do fármaco, uma vez que há lenta penetração do lítio no sistema nervoso central, fazendo com que, muitas vezes, a litemia não se correlacione com a gravidade dos sinais apresentados.