Questão número 690441

Atos violentos praticados contra a mulher são formas particulares de violência, sobre as quais falam os autores no excerto abaixo. Leia o texto, fazendo a necessária hermenêutica e inferindo, de seu conteúdo, a única resposta a ser assinalada como CORRETA.
“O termo violência, de natureza polissêmica, é utilizado em muitos contextos sociais. Como exemplo, podemos pensar que o termo violência pode ser empregado tanto para um homicídio quanto para maus-tratos emocionais, verbais e psicológicos. Na esfera conjugal manifesta-se com frequência através dos maus-tratos; ao submeter a mulher a práticas sexuais contra a sua vontade; maus-tratos físicos, isolamento social; ao proibir o uso de meios de comunicação e o acesso aos cuidados de saúde; a intimidação. No ambiente profissional observa-se a presença de assédio moral. Aviolência foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) como o 'uso intencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações'. A violência é uma questão social e, portanto, não é objeto próprio de nenhum setor específico. Segundo Minayo (2004), ela se torna um tema mais ligado à saúde por estar associada à qualidade de vida; pelas lesões físicas, psíquicas e morais que acarreta e pelas exigências de atenção e cuidados dos serviços médico-hospitalares e, também, pela concepção ampliada do conceito de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde seria o completo bem – estar físico, mental, social e espiritual dos indivíduos.” (Lívia de Tartari e Sacramento; Manuel Morgado Rezende, “Violências: lembrando alguns conceitos”, in Aletheia n.24 Canoas dez. 2006). Fonte http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942006000300009)

    A) No ambiente profissional, uma das formas mais frequentes de violência contra a mulher decorre de assédio moral – matéria que escapa à esfera de abordagem psiquiátrica, uma vez sendo questão de interesse apenas para o Direito Trabalhista.

    B) Na esfera conjugal, a violência contra a mulher pode se manifestar sob a forma de maus tratos físicos ou psicológicos, submissão sexual, isolamento social, intimidação etc., sendo, todos esses fatores, passíveis de investigação em abordagem clínico-psiquiátrica de paciente com queixas orgânicas difusas e história de mau relacionamento marital.

    C) “Violência foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) como o uso inintencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações”.

    D) A violência, v.g., doméstica, é tema transversal à saúde por estar associada à qualidade de vida e não por estar vinculada a uma concepção ampliada do conceito de saúde.

    E) Porque “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” não cabe ao psiquiatra, por conta de fatores éticos (notadamente quanto ao exposto no Artigo Primeiro do Capítulo III – Responsabilidade Profissional – do Código de Ética Médica do C.F.M.), imiscuir-se na vida conjugal de casal que vive “entre tapas e beijos”.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...