Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá‐se com base em cinco passos; analise‐os.
I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.
II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.
III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor‐receptor no ensino da disciplina.
IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações‐problema.
V. Avaliação do processo: avaliam‐se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.
Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...