Os recursos para o manejo das disfagias, com o objetivo de garantir a nutrição e proteger as vias aéreas da pessoa, podem incluir tratamentos cirúrgicos, medicamentosos, indicação de vias alternativas de alimentação e terapia de reabilitação da deglutição. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A) A escala funcional para avaliar a eficácia da fonoterapia na reabilitação da via oral, a FOIS (Functional Oral Intake Scale), gradua em níveis específicos a quantidade de ingestão por via oral, sendo aplicada ao longo de todo processo de fonoterapia, monitorando-o.
B) Para evitar intercorrências respiratórias nos pacientes disfágicos neurológicos internados, deve-se optar por sonda nasoenteral (SNE), o que diminui os custos hospitalares com o trabalho especializado em disfagia.
C) Quanto ao nível de consciência em âmbito hospitalar, não é considerado fundamental o estado de alerta para liberação de dieta por via oral para o paciente, desde que ele apresente deglutição salivar.
D) Após a extubação orotraqueal, o tempo considerado adequado para o paciente ser avaliado e receber dieta por via oral, de forma segura, é de 120 horas.
E) As disfagias de origem neurológica não são atendidas na fase aguda da doença, devido ao provável processo de retorno neurológico e a sintomas transitórios, o que torna a terapia ineficaz nessa fase.