Com relação à disfagia, uma desordem em qualquer fase do processo de deglutição, podendo ser de origem neurogênica, mecânica ou psicogênica, assinale a opção correta.
A) A penetração laríngea é considerada quando há presença de contraste e resíduos na faringe, antes de ser deflagrado o reflexo de deglutição, e a laringe ainda encontra-se em repouso.
B) Em pacientes com paralisia cerebral e grave comprometimento motor, a avaliação da fase preparatória oral da deglutição e da fase faríngea é obrigatória, verificando-se aspectos de mobilidade, sensibilidade e funcionalidade.
C) Para pacientes que sofreram acidente vascular cerebral com alteração nos mecanismos da fase oral e faríngea da deglutição, sem riscos de aspiração substancial e com deglutição eficiente, está contraindicada a reintrodução da alimentação por via oral, devendo-se, nesse caso, optar por via alimentar alternativa.
D) A avaliação endoscópica da deglutição é um método de simples execução, porém apresenta várias contraindicações e não fornece detalhes acerca da deglutição.
E) A videofluoroscopia é um método de avaliação instrumental utilizado no diagnóstico de pacientes disfágicos e permite observar os estágios oral e faríngeo da deglutição, porém tem a desvantagem de ser invasivo.