A voz pode ser avaliada pela qualidade vocal, pitch, sistema de ressonância, volume e ataque vocal. Com relação à qualidade vocal, assinale qual é o tipo de voz que caracteriza a soprosidade:
A) Causa aperiodicidade de vibração ou ruído e a adução das pregas vocais na fase de fechamento do ciclo vibratório é incompleta.
B) Causa uma emissão rude e desagradável, sendo percebida nas vozes produzidas com esforço excessivo, tensão laríngea e constrição do trato vocal.
C) Causa impressão de fraqueza e falta de potência da voz. Refere-se à percepção de escape de ar audível à fonação, com voz de intensidade reduzida. O fluxo de ar excessivo à fonação deve-se ao fechamento glótico incompleto.
D) Causa uma voz desagradável decorrente de vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo, tanto ao nível mediano como anteroposteior. Percebe-se dificuldade em iniciar a fonação e força para mantê-la.
E) Causa uma voz dupla, produzida por duas fontes vocais distintas, cada uma vocalizando simultaneamente com a outra. Neste caso, as pregas vocais vibram em frequências diferentes uma da outra, podendo ocorrer em função de variação de massa-tamanho-tensão, que resultaria em uma prega vocal diferente da outra.