Uma das áreas de concentração da Saúde Coletiva é a Epidemiologia. Na área da Epidemiologia, é fundamental que o Fonoaudiólogo conheça, especialmente, alguns conceitos.
É correto afirmar que:
A) A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas para prevenção, controle e erradicação de doenças, além de fornecer indicadores para planejamento, administração e avaliação de ações de saúde.
B) A prática da epidemiologia após a implementação do Sistema Único de Saúde e o aumento do seu uso nos serviços de saúde acompanha uma mudança no seu âmbito de atuação, que refuta sua importância na elaboração de políticas públicas em saúde.
C) A informação é essencial para o trabalho cotidiano dos serviços de saúde e o conhecimento da distribuição e dos determinantes dos agravos à saúde independe dos instrumentos de coleta de dados e da definição dos casos sob investigação.
D) O uso adequado e criativo da epidemiologia na prática dos serviços de saúde evidencia a articulação entre diferentes áreas, disciplinas e setores, demonstrando que os problemas são complexos e a fragmentação dos olhares e ações facilita a abordagem em Saúde Coletiva.
E) A epidemiologia é considerada apenas um método para produção de conhecimento ou de intervenção sobre agravos específicos, pois não contribui para a transformação das condições de saúde-doença no coletivo, com impacto individual.