Leia abaixo a fala de duas professoras com relação a aprendizagem de seus alunos.
Professora 1: "É, as coisas caminham... Mas, o Pedro não tem jeito! Todas as crianças da turma, mesmo as mais novas, são capazes de contar histórias sozinhas e fazer classificações básicas com os objetos da sala, menos ele."
Professora 2: "Em geral, as crianças vão indo bem. Caio já consegue contar histórias a partir das perguntas que faço. João, com a ajuda dos colegas, já participa das brincadeiras no pátio. Algumas crianças já conseguem sozinhas fazer conjuntos classificando objetos da sala."
Tendo em vista uma compreensão da aprendizagem e do papel do professor, a partir de uma perspectiva vygotskyana, pode-se dizer que:
a professora 1 tem uma avaliação precisa do nível de desenvolvimento real da aprendizagem de suas crianças, o que a possibilita identificar os limites de trabalho com seus alunos com dificuldades.
a professora 2 parece se conformar com o nível de desenvolvimento real de suas crianças, o que a faz aceitar qualquer produção destas.
a professora 2 compreende o processo de aprendizagem e planeja a sua atuação junto as crianças a partir da noção de zona de desenvolvimento proximal.
as duas professoras, cada uma a seu modo, criam zonas de desenvolvimento proximal na interação com as crianças.
a professora 1 estabelece interações com suas crianças tendo em vista o nível de desenvolvimento destas que as impossibilita de alcançar alguns objetivos na aprendizagem.
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