Acerca do processo de coleta e armazenamento de amostras para diagnóstico laboratorial, assinale a opção correta.
A) Bilirrubina, cálcio, fósforo, triglicerídeos, T3, T4, fosfatase alcalina, albumina, ureia e ácido úrico são parâmetros laboratoriais que sofrem interferências quando a centrifugação não é realizada no prazo de até duas horas após a coleta.
B) Na coleta de urina de pacientes com sonda vesical, devem ser extraídos de 30 mL a 60 mL de urina da bolsa coletora, utilizando-se agulha e seringas estéreis.
C) Para a detecção do vírus SARS-CoV-2 pelo método de PCR em tempo real (RT-PCR), as amostras de swab nasofaríngeo devem ser colocadas imediatamente em solução fisiológica estéril ou em meio de transporte universal e mantidas a !20 °C até sua chegada ao laboratório.
D) As coletas de amostras de nasofaringe para o diagnóstico de influenza devem ser feitas entre o sétimo e o décimo dia do início dos sintomas, mantidas a !70 °C e enviadas em recipiente de tripla embalagem para o laboratório.
E) Amostras de swab coletadas para o diagnóstico de coqueluche devem ser introduzidas imediatamente no meio de transporte apropriado; em caso de impossibilidade de transporte imediato, devem ser mantidas em estufa entre 35 °C e 37 °C por até 48 horas.