O exame microscópico é parte vital do exame de urina de rotina. Este consiste em uma valiosa ferramenta diagnóstica para detecção e avaliação de distúrbios dos tratos renal e urinário, bem como de outras doenças sistêmicas. O valor do exame microscópico depende de dois fatores principais: o exame de uma amostra adequada e o conhecimento do profissional que realiza o exame.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
A) Os leucócitos encolhem em urina hipertônica e incham ou sofrem lise em urina hipotônica ou alcalina. O número de leucócitos em urina hipotônica e alcalina é reduzido em cerca de 50% no decorrer de 2 horas após a coleta, caso a amostra seja mantida à temperatura ambiente.
B) O corante mais comum para sedimentos urinários é o corante supravital de Sternheimer-Malbin. O corante de Sternheimer-Malbin contém os corantes cristal violeta e safranina, podendo ser utilizado como um corante geral para a maioria das estruturas urinária.
C) Cristais são geralmente encontrados em urina recém-eliminada, contudo tornam-se presentes se a urina permanecer em repouso por determinado período.
D) Sais de urato de sódio, potássio, magnésio e cálcio frequentemente estão presentes na urina em uma forma amorfa, cristalina.
E) Os cristais de fosfato de cálcio são prismas curtos, delgados e incolores, podendo apresentar uma extremidade afilada, arranjando-se em rosetas ou estrelas (fosfatos estelares), ou sob a forma de agulha.