Segundo o Decreto 5.626 de 2005: Artigo 2º Para os fins deste Decreto considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais Libras. Artigo 14º As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior. (Inciso 1º Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem: III - prover as escolas com: b) tradutor e intérprete de Líbras - Língua Portuguesa;
A) Segundo o decreto é possível compreender que os TILs são a única alternativa para que a pessoa surda possa desenvolver-se em nível escolar. Isso ocorre porque é da responsabilidade dos TILs a mediação entre o universo linguístico cultural das pessoas surdas e as pessoas ouvintes.
B) Segundo o decreto é possível compreender que os TILs não são a única alternativa para que a pessoa surda possa desenvolver-se em nível escolar. Entretanto, sua atuação entra em cena em função do descaso de outros profissionais que não se interessam por LIBRAS.
C) Segundo o decreto é possível pensar que TILs, professores bilíngües e interlocutores de LIBRAS são a chave-mestra para a educação de qualidade das pessoas surdas. Por isso todos eles devem atuar juntos e simultaneamente nas salas de aula.
D) Segundo o decreto é possível pensar que a presença do TILs nas salas de aula se torna necessária porque não havendo professor bilíngue (LIBRAS/Português) e professor interlocutor, será sua a responsabilidade de fazer chegar à informação às pessoas surdas.
E) Segundo o decreto é possível pensar que a presença do TILs nas salas de aula se torna necessária porque não havendo professor bilíngue (LIBRAS/Português) e professor interlocutor, não será sua a responsabilidade de fazer chegar a informação às pessoas surdas.