Deu no site da Revista Eletrônica Brasil Escola: A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e ouvintes. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil. A educação de surdos no país que resultou na criação da Libras remonta à instalação da primeira escola para surdos no século XIX. O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos. Assinale a alternativa correta:
A) O autor do texto comete dois grandes erros: 1- A Libras não foi criada, é uma língua legitima e atende a todo processo cultural e cognitivo das pessoas surdas. 2 Deficiência auditiva é uma coisa e pessoa surda outra. O primeiro se trata de perdas auditivas por meio de ouvintes e o segundo de pessoas que constroem o seu universo cultural por meio de construções imagéticas.
B) O autor do texto não comete erros porque a Libras foi criada pelos franceses, é uma língua legitima e atende a todo processo cultural e cognitivo das pessoas surdas. 2 Deficiência auditiva é uma coisa e pessoa surda outra. O primeiro se trata de perdas auditivas por meio de ouvintes e o segundo de pessoas que constroem o seu universo cultural por meio de construções imagéticas.
C) O autor do texto expõe de modo claro as necessidades da comunidade surda de criar uma língua para atender a sua deficiência auditiva, afinal, é muito dificultoso para as pessoas com surdez aprenderem a língua oral auditiva em função de seu problema auditivo. Portanto, compreender a importância da LIBRAS e sua invenção é informação importante.
D) O autor do expõe comete dois acertos: 1- Define que a LIBRAS é uma língua criada para auxiliar as pessoas surdas. 2 Define que deficiência auditiva, surdez e surdos são a mesma coisa. Em função disso, explica seu processo de nascimento como meio de auxiliar as pessoas surdas em sua comunidade e estudos.
E) O autor propõe pensar sobre a importância da invenção e nascimento da LIBRAS como meio de comunicação para as pessoas surdas. Em função disso apresenta a pessoa surda como aquele que apresenta a deficiência auditiva como a causa impeditiva de fazer uso das ínguas orais. Comete dois acertos: 1- Libras e sua criação. 2 A necessidade de seu ensino.