Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de indústria cultural na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
A) quando um emissor envia uma mensagem a um receptor por qualquer meio, sendo ainda codificada e decodificada, há a possibilidade de geração de ruídos, o que só se pode verificar quando o receptor recebe o feedback.
B) as mensagens emitidas pelos meios de comunicação, principalmente na linguagem publicitária, são assimiladas pelos receptores, aceitas e espalhadas aos seus semelhantes, criando um poderoso efeito de formação da opinião pública.
C) a racionalidade técnica do capitalismo, incluindo a indústria cultural, produz e justifica a dominação dos proprietários de todos os setores da economia sobre a massa, tendo efeitos ideológicos sobre posições políticas e necessidades de consumo.
D) no processo de globalização se formaram centros de ponta em termos econômicos e tecnológicos, concentrados em cidades globais como São Paulo, Nova York, Tóquio, Berlim etc., que formam uma rede de trocas financeiras e comunicacionais.
E) cada instituição possui uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento pode desregrar ou degenerar esta mesma sociedade. Nesse caso, a comunicação tem algumas finalidades democráticas e civilizatórias que impulsionam pensamentos e necessidades similares de consumo.