Sobre o Jornalismo Cidadão, também conhecido como Jornalismo Democrático ou Jornalismo Open Source, o pesquisador João Correia (2010) afirma que ele resulta de propostas concretas para reforçar a ligação do jornalismo com a vida cívica. Marque a única opção que NÃO diz respeito a uma vantagem do Jornalismo Cidadão, segundo o autor citado.
A) Permite o acesso de muitas pessoas à produção e divulgação pública de mensagens, constituindo uma óbvia vantagem comparativa por parte de grupos de cidadãos que queiram constituir-se como públicos e que se encontram numa situação periférica.
B) Está menos dependente de dilemas éticos que são colocados aos media tradicionais confrontados com a necessidade de retrair as suas críticas pelo receio de perderem dinheiro da publicidade ou o acesso aos níveis mais elevados de decisão politica.
C) Permite a cobertura de notícias que os media tradicionais não acham rentáveis.
D) Garante a legitimidade necessária para que o jornalista exerça a profissão de maneira engajada e conforme um tipo de ativismo político, deixando-o livre para produzir matérias jornalísticas seguindo tendências político-partidárias e com vistas à conquista de espaços de poder pelos partidos políticos.
E) Autoriza, graças às suas características interativas (incluindo a possibilidade de adicionar comentários aos artigos), uma discussão mais substancial dos acontecimentos da atualidade de uma forma que os media tradicionais jamais poderiam permitir.