Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
A) É um fenômeno analisado sob a ótica marxista por filósofos alemães a partir da década de 1970.
B) Segundo as análises dos teóricos que criaram esse termo, a articulação mercadológica entre cultura, arte e diversão criticava e contestava o modo de produção capitalista nos momentos de lazer da classe trabalhadora.
C) Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, responsáveis pela criação do conceito, uma das características da indústria cultural é a neutralidade ideológica.
D) Segundo os filósofos que criaram o termo indústria cultural, ao desenvolver produtos culturais com a finalidade do lucro, submetendo os consumidores à lógica industrial, a classe dominante promove a alienação das classes dominadas.
E) No livro Cultura da Mídia (2001), Douglas Kellner lança a expressão indústria cultural.