O planejamento público dos anos 1970 compreendia a Amazônia como uma terra sem homens para homens sem terra. A política de integração do território nacional tinha por meta a ocupação da Amazônia por meio de um projeto de colonização agrária. É correto afirmar que
A) não havia populações tradicionais na Amazônia, assim como não havia grandes extensões de terras plantadas para o consumo das populações indígenas. O projeto de colonização agrária visava a ampliar o número de terras para plantação de produtos agrícolas.
B) o planejamento público dos anos 1970 partia do princípio de que a Amazônia era isolada do restante do Brasil e que deveria ser integrada ao território nacional por meio da abertura de grandes rodovias e de um projeto de colonização agrária que fixasse o homem do campo em território amazônico.
C) entre as prioridades dos governos militares estava a segurança nacional, a Amazônia era vista como isolada e com riquezas que eram cobiçadas pelos estrangeiros.
D) a Amazônia era vista como um vazio demográfico que precisava ser ocupado por meio de um planejamento público dirigido para as áreas de menor concentração populacional.